quarta-feira, 2 de março de 2011

Portfólio e delimitação epistemológica da educação musical

Quarta-feira, 02 de Março de 2011 (Educação Musical 1 - FAC FITO)

Iniciada a idéia de um portfólio, vimos que podemos estender nossos braços para o lado de fora da sala de aula, elevando os conhecimentos muito além dos padrões conhecidos. No portfólio podemos reunir assuntos discutidos em aula, ou fatos acontecidos em nossas atividades extra classe relacionados. Esse método define bem o grau de entendimento dos processos, por ser discutido e examinado pelo mestre responsável constantemente, esclarecendo duvidas e alimentando idéias.

Adentramos também sobre a delimitação epistemológica, que se resume em marcar o território a ser explorado pela educação musical. Dentro do assunto temos que ter conceitos sobre educação e musica, para conseguirmos delimitar um foco dentro da matéria.

Para definir o que é educação musical foi usado uma ilustração interessante: Se um extra terrestre te perguntasse o que é educação musical, o que você diria?

Aberta uma discussão interativa absorvemos diversas respostas e opiniões, que serviram para esclarecer muitas dúvidas. Citamos também alguns elementos da educação musical como processo e ensinagem, integração cultural etc, que ampliaram o campo de visão para a delimitação epistemológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário